fbpx

Fisio em ortopedia

Uma bate-papo com Leandro Fukusawa e Rafael Alaiti

Portal Fisio em Ortopedia

Portal Fisio em Ortopedia

1min e 20s de leitura

Nós sabemos que o estágio é um dos momentos mais aguardados durante a graduação de Fisioterapia. Pensando nisso, convidamos dois de nossos renomados professores, Leandro Fukusawa e Rafael Alaiti, para compartilharem conosco 10 dicas infalíveis para você arrasar no seu estágio de Ortopedia!

Dicas do Leandro Fukusawa

Leandro Fukusawa

Compartilhe conhecimento e trabalhe em equipe

Sabemos que nem sempre o grupo de estágio é aquele que você gostaria que fosse. Isso não significa que a experiência será ruim. Na verdade, é uma excelente oportunidade para sair da sua zona de conforto e aprender de maneiras diferentes, com pessoas de personalidades e estilos de aprendizado diversos. Diferencie bem entre um bom amigo e um bom colega de trabalho. 

Aproveite seu supervisor

Podemos sentir afinidade com alguns supervisores e não nos darmos bem com outros. Compreender as preferências de um supervisor e o que ele considera como um bom fisioterapeuta é um exercício de empatia. Independentemente de qualquer coisa, ele é um profissional mais experiente do que você. Portanto, saiba ouvir, compreender e respeitar a perspectiva profissional e de vida que ele possui, para que você possa se destacar.

Seja curioso

Independentemente da área em que atue, seja curioso, faça perguntas e mantenha um senso crítico. No entanto, é importante evitar ser excessivamente intrusivo e questionador. Na faculdade, você terá acesso a conhecimentos que talvez não encontre em nenhum outro lugar, portanto, aproveite ao máximo a oportunidade que o estágio oferece para absorver o máximo de conhecimento na sua área de especialização.

Aprenda a se expressar

Profissionais de saúde, de maneira geral, nem sempre recebem treinamento em habilidades de comunicação. Portanto, seja um participante ativo e saiba construir discussões construtivas. Não se limite a ser apenas um executor de tarefas. Vá além do que é solicitado, pois hoje temos acesso a uma quantidade abundante de informações sobre praticamente todos os assuntos. Saiba direcionar a sua pesquisa para o que foi pedido e exigido, mas também explore conteúdos adicionais.

Aprenda sempre com seu paciente

Desde uma história de vida ou uma condição mais comum, todos os pacientes trazem uma bagagem e/ou um aprendizado. Saiba criar uma boa aliança e seja o MELHOR FISIOTERAPEUTA que você pode ser para essa pessoa. Se ela está naquela situação com certeza você pode auxiliá-lo de alguma forma. Como sempre repetimos aqui no Fisio em Ortopedia, ACOLHIMENTO É INTERVENÇÃO.


Dicas do Rafael Alaiti

Rafael Alaiti

É o momento de aprender

Não presuma que você precisa saber e fazer tudo certo sem depender de ninguém. O estágio é um momento importante para o graduando, pois não apenas é uma oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática, mas também de aprender com o seu supervisor. Ao tentar mostrar que sabe e que não precisa de ajuda, você pode perder uma oportunidade importante de ganhar tempo ao aprender com um colega mais experiente.

Esteja aberto ao conhecimento

A faculdade não te ensinou tudo que você precisa saber para atender seus pacientes. Um dos principais erros que um graduando pode cometer ao se deparar com situações difíceis no estágio é se fechar mentalmente, replicando apenas aquilo que foi ensinado na faculdade. Por mais que você tenha tido bons professores, assuma sempre que pode ter uma informação mais completa e atualizada na literatura científica. Não se feche ao que você já sabe.

Procure por referências 

Busque facilitadores, mas com cautela. Hoje em dia, existe muita informação disponível, nas mais diversas formas para serem consumidas. Podcasts, vídeos do YouTube, influenciadores no Instagram ou TikTok, textos resumidos. Saiba separar o joio do trigo e busque informações em fontes confiáveis. Não acredite em tudo que ler, ver ou escutar. Vivemos em uma época de gurus. 


Errar faz parte do processo 

Errar faz parte do processo de aprendizado, mas falhas podem ser evitadas. Parte do processo para ganhar experiência clínica vai envolver errar. Errar na avaliação, no uso de uma técnica, no planejamento de um plano terapêutico e por aí vai. Isso faz parte da sua jornada de desenvolvimento. Mas cuidado…. Falhar é algo bem diferente. Enquanto errar acontece principalmente por falta de experiência e vai levar a um aprendizado, a falha ocorre por imperícia, negligência e por falta de conhecimento mínimo sobre o assunto para poder atuar, e usualmente não leva a nenhum aprendizado. Como profissionais de saúde, temos que ser conscientes de nossa responsabilidade, assumindo que erros, e não falhas, podem acontecer.

Não tenha pressa para escolher a sua área de atuação

Não escolha a sua futura área de atuação cedo demais. Às vezes você pode já ter uma ideia de sua área de interesse ou de preferência, mas viva todas as experiências que o estágio vai te proporcionar. Esse é o momento para você poder realmente explorar, tanto a fisioterapia quanto você como profissional. Você poderá se surpreender com as especialidades que podem vir a brilhar os seus olhos caso você se permita experimentar.


Conteúdos semanais selecionados para você